quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

A nova relação com o saber

 Não há dúvdas  que vivemos num mundo de tecnologia digital, onde tudo se transforma rapidamente, o que foi bom hoje, amanhã pode não ser mais, pois já foi superado e está ultrapassado. Antes davamos um clik, agora só passamos a mão e janelas se abrem, e logo você é transportado para vários horizontes. O aqui, ali acolá tornaram-se faíscas diante de tants possibilidades. O que antes se levariam dias ou horas, agora só levam segundos, é tudo muito instantaneo,diria até meio assustador.  E diante de tudo isso como a escola tem se comportado?  É uma revolução que chega de "fora para dentro", pois como dizem alguns autores, desconsiderar a bagagem que o aluno já trás consigo antes da escola é de grande valia, desconsiderar isso é um grande erro, é alienação, mas há que alguns professores cometem esse grande "equivoco". Todavia, e como consequência o alunado que irá para escola cheio de expectativas, no sentido de poder explorar mais esses ambientes e saberes, chegando lá não o deixam falar e nem mencionam nada acerca do assunto, ou até quando o fazem é maneira muito fragmentada e quase sem nenhum experiencia, enquanto que o "aprendiz" já domina todos esses saberes e estão em busca de mais. Nesse sentido de busca de conhecimento e aprendizagens tecnológicas o professor deve ficar a cada minuto mais atento e trazer essas "inovações para dentro da escolae a seu favor.

<iframe width="420" height="315" src="http://www.youtube.com/embed/ktCZ6v6-Xcw" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>

Nenhum comentário:

Postar um comentário