sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Rádio e Educação

A escola não pode desconsiderar ou negar a presença das mídias no cotidiano dos alunos. As novas tecnologias fazem parte do mundo da escola, do educando e do educador. Todos vivem e convivem numa sociedade movida pela informação. O rádio, como as outras mídias eletrônicas, é mais dinâmico, atraente, sedutor e rápido do que a dinâmica escolar. Os meios de comunicação são a extensão do homem (MCLUHAN, 1971, p. 36). A escola da contemporaneidade deixou de ser o local exclusivo do saber. E hoje nos deparamos com os diversos saberes e conhecimentos difundidos pelas novas tecnologias da comunicação, que invadem o nosso cotidiano. O rádio é  por muitos considerada uma mídia ultrapassada, por  ser antiga, mas ao contário, é uma das mídias mais atualizadas e de grande abrangência nas classes sociais, no carro, nas ruas, em seus lares, todos ouvem e interagem com o  rádio, ou seja com a notícia ou música que está sendo vinculada. É um recurso tecnológico de grande valia dentro das escolas, por ser um objeto de comunicação de fácil acesso e de custo quase zero, ele pode provocar modificações culturais que podem trazer contribuições e melhorias sociais, além de proporcionar conhecimentos e oportunidades de saberes diversos. Todavia, como todo recurso é necessário que se tenha as habilidades e competencias necessarias para o seu melhor uso e aproveitamento, sobretudo no contexto escolar.  No site do MEC há "dicas" de como implementar uma rádio escolar.

Um comentário:

  1. Olá Ivana,
    agora encontro-a mais presente no blog. No entanto, a incorporação dos vídeos está com problemas - verifique isso. E tente utilizar mais a hipertextualidade.
    Abraço

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